terça-feira, 7 de outubro de 2008

Iris, um ano...


Não vou mentir-te.

Os meus braços são pequenos. Não podem proteger-te do Mundo.

Quando cresceres, vais achar que és muito magra, ou muito gorda. Muito baixa, ou muito alta. Vais achar que ninguém gosta de ti.

Vais marcar um encontro com o giro do liceu e vai aparecer-te uma borbulha nova nesse mesmo dia.

Vais pensar que os professores embirram contigo, ou que todos te acham nerd.

Vão oferecer-te tabaco e outras coisas, e vais querer experimentar para parecer “fixe”.

Vais ter amigos. Vais perder amigos. Vais apaixonar-te. Vais desapaixonar-te.

Vais revoltar-te. Vais afirmar que ninguém te compreende.

Vai querer ser livre. Vais achar-te adulta antes de o seres.

Vais chegar tarde a casa. Vais escrever mal de mim num diário abonecado ou pior, num blog.

Vais discutir, pensar, gritar, dançar, amar, odiar, rir e chorar.

E eu não vou impedir nada disso.

Na tua vida, filha, quero que ames, quero que rias, quero que penses e quero que chores.

Não quero que tudo seja fácil para ti. Quero que dês valor a tudo que alcançares.

Quero que descubras o valor da amizade, do amor, da saúde e da vida.

Quero que lutes pelos teus ideais.

Eu não posso proteger-te da dor, mas quero ensinar-te a superá-la.

Não posso proteger-te da revolta, mas quero mostrar-te como enfrentá-la.

Não posso dizer-te o sentido da vida, mas ajudo-te a procurar.

Não posso fazer com que todos gostem de ti, mas posso gostar de ti por muitos.

Hoje fazes um ano, e o teu maior problema é meterem-te na cama quando não queres ir dormir.

Por agora, é assim.

Mas quando precisares de mim para algo mais do que isso, eu estou aqui.

Amo-te.

4 comentários:

Xuxi disse...

olha querido este texto está verdadeiramente bonito.
Não mudes nunca.
ps- o meu homem já quer arranjar/fazer um namorado para a Iris...

Anónimo disse...

Quem dera a muita gente ter um pai assim... Continua sempre assim! E se a Iris sair minimamente aos pais espectaculares que tem, como não duvido que sairá, há-de ser sempre amada por toda a gente! Parabéns para a pequena ferrosa! (P.S.: bela montada!)
Beijinho grande

Anónimo disse...

Mais uma vez...
Parabéns à Princesa Iris, Mamã Beta e Papá Vento!
R

JKL disse...

Cinco estrelas, e nada mais a acrescentar...